Fender


·         
Descrição:

É um dos maiores e mais importantes fabricantes de guitarras, amplificadores e contrabaixos norte-americano, e também o nome da empresa que comercializa o mesmo nome. Foi fundada por Leo Fender na década de 1940.

A ilustre história de 60 anos da Fender é a de maior sucesso no curto período de existência das guitarras de corpo sólido. Todo músico sabe que as guitarras Fender são os instrumentos elétricos mais aclamados e imitados do mundo, seja no country, blues, jazz ou rock'n'roll. Os amplificadores Fender, que eram de qualidade duvidável antes do termo significar um tipo de música, têm sido o padrão mundial de excelência profissional. Qualquer músico, de iniciantes aos mais aclamados e conceituados artistas têm usado instrumentos e amplificadores Fender, alguns lendários como a Stratocaster, a Telecaster e os contrabaixos Fender Precision Bass e Jazz Bass. Resumindo, a Fender moldou os estilos da música moderna por mais de meio século. É um legado sem comparação, o qual merece ser celebrado.

Entre os anos 1992 e 1995, a Giannini, indústria brasileira de instrumentos musicais, produziu sob licença da Fender americana (e sob um rigoroso controle de qualidade) um modelo de guitarra Stratocaster e outro de baixo Jazz Bass. A linha ficou conhecida como Southern Cross . O grande responsável por isso foi Carlos Assale, que anteriormente já tinha sido responsável pelas guitarras Dolphin. A Giannini tinha conseguido em 1990 uma licença para a fabricação das Fender no Brasil. O objetivo da fábrica americana era ter um fornecedor de violões tradicional, a quem pudesse confiar essa linha de instrumentos. Foi uma troca de interesses.

Características* (Exemplo):

o    Tampo: Spruce (laminado)
o    Fundo: Nato (laminado)
o    Laterais: Nato (laminado)
o    Braço: Nato
o    Escala: Rosewood
o    Captação: Fishman

*O material utilizado varia de acordo com o modelo.
·         Vídeos:

·         Valores
R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 (valor estimado)