Tipos de Violão

Violão Clássico

O violão clássico possui diversas características em comum com todas os outros violões. A principal diferença em relação os outros é o fato de usar cordas de nylon, o braço ser mais largo e o tipo de madeiras usadas. O violão clássico pode ser eletrificado mediante o uso de captadores externos ou microfones colocados junto às cordas. A figura abaixo mostra as partes de um violão clássico.


1 Cabeça
2 Pestana.
3 Tarrachas
4 Trastes
6 Elementos decorativos
7 Braço
8 Tróculo
9 Corpo
12 Cavalete
14 Fundo
15 Tampo Dianteiro
16 Lateral
17 Abertura ou boca
18 Cordas
19 Rastilho
20 Escala


Violão Flat ou Semi-Flat


Os Flats são aqueles violões com laterais mais finas, braços de largura média, comumente usados em MPB, músicos eruditos e profissionais. Porém, com a chegada de violões flats mais baratos e a sua popularização, você encontra muitos músicos com violões flats nos bares, nas igrejas, em duplas sertanejas, etc. São violões normalmente com cordas de nylon, os timbre destes violões é suave, dependendo da equalização que você faça, eles podem ser estridentes com muito brilho, possuir médios fortes ou até graves profundos . O semi-flat possui a lateral um pouco mais larga que os tradicionais flats. Alguns destes violões possuem Cutaway*.

* Cutaway - é aquele "corte" na caixa do violão semelhante à guitarra, pra sua mão poder ir com mais facilidade às últimas casas do braço.


Violão Folk


Violões de braço fino, cordas de aço, corpo com pouca “cintura”, com ou sem cutaway. Possui o timbre encorpado, ideal para bases, ele é muito utilizado na música sertaneja, blues e principalmente nos acústicos de mpb e pop/rock. No Brasil costuma-se dizer que violão Folk é o mesmo que violão dreadnought.


Violão Jumbo


Violão de braço fino, cordas de aço e com corpo mais largo que os demais, tendo assim uma ressonância maior. Acusticamente falando, ele possui um timbre mais brilhante que o folk, é ideal para músicas com uma “pegada” mais forte.

Violão de 12 cordas